Utilizamos cookies para fins analíticos e funcionais visando melhorar sua experiência com nosso website.
Ao navegar, você concorda com nosso uso de cookies.
Fechar
WebParceria

ROSE SCALCO

Atriz - Apresentadora - Jornalista - Advogada

Atriz, modelo, jornalista, advogada e apresentadora, ROSE SCALCO é uma mulher linda, forte, com muitos planos e que domina a arte de se reinventar.  Descendente de italianos,   natural do Paraná,  vinda do interior, da pequena  cidade de Pérola, filha de um lavrador e uma dona de casa, sonhava desde pequena  em ser atriz e morar no Rio de Janeiro, sem ao menos conhecer o local. Aos 15  anos, começou a trabalhar como modelo na Agência IPS de Londrina/PR e, aos 18,  já com trabalhos na capital carioca,  mudou-se para  o Rio de Janeiro em busca de seus sonhos. 
Na década de 90 foi sucesso como modelo por sua beleza única, fazendo  parte da  Agência Ford Model’s e, posteriormente, Mega Model’s, estampando diversas capas de Revistas, editoriais de moda praia, beleza, matérias em jornais de grande circulação e revistas consagradas e, principalmente, protagonizando anúncios e publicidades de produtos renomados  na TV, uma vez que tais trabalhos exigiam desenvoltura nas apresentações de textos e Rose levava vantagem neste quesito, sendo sempre seu grande diferencial.

Rose utilizava o cachê  dos trabalhos publicitários para  fazer aulas de teatro no TABLADO, com Ricardo Kosovski, na  CASA DE ARTES DE LARANJEIRAS - CAL  e outros 12 cursos de interpretação para a TV, pois Rose sempre deixou claro que a carreira de modelo era mero instrumento para investir em conteúdo e desenvolvimento para a carreira artística, quando em 1996, conseguiu seu registro como Atriz.

Na mesma época fez teste com mais de oitocentas modelos e foi a escolhida para a “ ABERTURA DE MALHAÇÃO “ onde também participou como atriz. Ainda na TV Globo, atuou em programas como “Você Decide”, “Caça-Talentos” e “Turma do Didi” e programas “Domingão do Faustão” e “Vídeo Show”. Ela também encenou a maioria dos clássicos infantis, no Teatro Princesa Isabel, em Copacabana, como também o espetáculo “Três é Melhor”, “A vida como ela é” e “Só eles sabem” e foi para as telas de cinema ao lado de Francisco Milani, em “O lado certo da vida errada”, em 1996.

Rose, de personalidade forte, responsável e determinada, sempre quis alçar novos voos  e, paralelamente, era  estudante de Comunicação Social e Direito, já que sempre esteve à frente de seu tempo e não se contentava em ter apenas uma profissão, inclusive, porque acreditava poder estar onde quisesse e também conseguir uma rentabilidade mais constante com seus próprios esforços, fazendo de adversidades, oportunidades, tornando-se advogada e jornalista.
Como advogada, há quase 20 anos, atua na área cível, pontualmente e, em casos específicos, na área criminal e, em especial em Direitos Autorais, uso indevido de imagem, marcas junto ao INPI e, principalmente, em “Direito de Família”, vendo neste segmento uma MISSÃO em sua vida. E, por isso,   idealizou o Movimento “JUSTIÇA DE SALTO ALTO - DO DESPERTAR À SUPERAÇÃO”,  @justicadesaltoalto, no Instagram e Canal no YOUTUBE com o mesmo nome, que lança um olhar diferenciado para a vítima de VIOLÊNCIA DOMÉSTICA e luta contra o patriarcado, com  dedicação ao Universo Feminino, em defesa das Mulheres e das crianças.

O Movimento também propaga a reflexão e o debate sobre temas importantes da atualidade, como o Transtorno de Personalidade Narcisista - TPN, que assola muitas famílias e ainda é tabu e deve ser propagado, sendo estudado por Rose desde 2015.  E completa: “ Todas as vítimas são MULHERES INCRÍVEIS e após a superação transformam-se em EXTRAORDINÁRIAS, tornando-se IMPLACÁVEIS!”
Como jornalista, Rose, escreve para o site LIVE NEWS BRASIL sobre artistas e matérias sobre as capas nas REVISTAS DIGITAL DESTAQUE e MAISBONITA ON LINE e ainda faz parte da Diretoria da ASSOCIAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL DE IMPRENSA – ANI,  ministrando palestras presenciais e virtuais, em Congressos e até em parceria com a OAB/RJ sobre feminicídio e a forma como os crimes são apresentados na mídia por jornalistas e a influência do patriarcado em manchetes de jornais e Revistas,  unindo assim,  as carreiras de jornalista e advogada.
Rose Scalco não para e, como dito no início da matéria é versátil e única  na arte de se reinventar. Na pandemia, começou a fazer lives no Instagram com artistas, destacando-se como apresentadora, cujas entrevistas  agora também estarão disponíveis em um Canal no YOUTUBE.

Criou o  “UNIVERSO DA ARTE", onde em suas entrevistas com os artistas, proporciona uma proximidade com o público, buscando mostrar um pouco mais sobre a trajetória artística, em conversa alegre e descontraída, trazendo  histórias de vida, luta, dificuldades e conquistas de quem tem alma nobre e se dedica a ARTE e à CULTURA de forma genuína.
As entrevistas têm conteúdo interessante e um toque especial só seu e isso vem encantando o público na continuidade das entrevistas até a presente data.
Rose  vê na ARTE o bálsamo para as adversidades da vida e leva consigo a frase de Nietzsche: “A ARTE existe para que a REALIDADE não nos destrua”
Confira a entrevista completa.

Revista Extraordinária:  Quem é Rose Scalco?
Rose Scalco: Uma mulher simples, autêntica e que vê no riso um bálsamo para a vida, diante de renúncias e cicatrizes que transformou em oportunidades. Busca ter direito apenas ao que é suficiente, criando galhos, sem perder as raízes. Uma mulher que quer estar onde a alma determinar e, para isso, ousar e se reinventar são palavras de ordem. Tento me reinventar e uso a ARTE em todas as minhas profissões, pois VIVER é uma ARTE, mas nem todo mundo é ARTISTA. Dou o meu melhor no exercício das minhas profissões e busco tocar a alma das pessoas, contribuindo com a informação  e em modificar a vida delas, pois as 3 profissões resultam nisso de alguma forma. Sou comprometida e busco ter êxito com muita dedicação em tudo que faço. Sigo à risca  o que o meu pai diz:  “por mais simples que seja a profissão, dê o seu melhor. Não interessa qual seja, se em algum momento da vida precisar ser pedreira, seja a melhor que puder ...”

Revista Extraordinária: Faça um balanço da sua vida.
Rose Scalco: Tenho muito orgulho de minha trajetória íntegra e de luta. Comecei a trabalhar com 14 anos. Fui promotora de vendas, digitadora, professora do ensino fundamental, pois fiz Magistério, além de trilhar as carreiras de modelo, atriz, apresentadora, jornalista e advogada. Honro todas as profissões. Após o meu divórcio, trabalhei 3 meses como vendedora em um Shopping para sustentar a mim e ao meu filho até sair minha carteira da OAB, que, graças a Deus, passei no primeiro Exame de Ordem. Acredito que tenho potencial, como todos que acreditam ter  para estar onde quiser e isso me move.

Revista Extraordinária: Como é para você ser atriz, apresentadora,  jornalista, advogada, mãe e uma mulher que se tornou responsável por ecoar vozes em prol de uma sociedade?
Rose Scalco: Acredito que todas  formem um todo indivisível. Eu pratico o que defendo: que a mulher pode ser e estar onde quiser, pois tentam nos enquadrar como se o fato de ter uma aparência e ser sensual te impedisse de ser uma boa mãe ou profissional, por exemplo. Sempre prezei pelo conteúdo e por me dedicar a todos os detalhes importantes de cada profissão para que faça o meu melhor. E. claro, em alguns momentos uma profissão prepondera à outra, mas tento utilizar sempre um pouco do aprendizado de cada uma ao exercê-las.
Sou mãe do Patrick - 22 anos que se forma no fim do ano em Direito na UFRJ e da Marjorie – 8 anos e não me coloco como perfeita, pelo contrário, faço questão que não me vejam assim. Eles são os tesouros de minha vida. Se tem algo pelo qual luto nesta vida é pelos meus filhos, sob todos os aspectos. Patrick sempre foi a razão de meus passos e Marjorie é o divisor de águas para retomar ao meu eixo, meu equilíbrio. Eles são minha força motriz para seguir em frente e transformar as adversidades em oportunidades. Costumo dizer que só tenho de riqueza meus conhecimentos e meus filhos, o restante podem me tirar que ressurgirei das cinzas. 
Consigo usar o que aprendi na carreira artística para uma melhor performance nas outras profissões, como oratória, linguagem corporal e postura nas apresentações, virtuais e presenciais. E sei que, em todas as profissões, retiro do meu autoconhecimento, da minha garra, da minha luta e da minha história a paixão em oferecer o meu melhor para a vida das pessoas e isso faz a diferença. 

Revista Extraordinária: Você se sente realizada? O que ainda falta para você?
Rose Scalco: Sempre temos algo a realizar... falta muita coisa (risos). Quero usar minhas profissões, as quais obtive com muito esforço e dificuldades, para tocar o coração e a alma das pessoas, fazendo a diferença na vida de cada uma delas. Eu acredito que assim, Deus será meu advogado em qualquer lugar e ainda que a maldade apareça não só não me atingirá como retornará para quem a fez. E pretendo voltar aos palcos o mais breve possível, pois quem esteve ali, pode ter êxito em diversas profissões, mas precisa retornar para ter plenitude. 

Revista Extraordinária: Como surgiu o Movimento “Justiça de Salto Alto”?
Rose Scalco: Minha monografia, em 2003, foi sobre violência doméstica, bem antes da Lei Maria da Penha, promulgada em 2006, que, juntamente com as alterações posteriores, é uma grande contribuição para a causa, fundamental na defesa da mulher. Como advogada, atuei desde o início em Direito de Família e acompanho de perto os ciclos e tipos de violência, denúncias e a luta nos Tribunais. 
O despertar e a quebra do silêncio dão início à libertação da prisão sem muros. Falta muito ainda, mas lutamos para isso: para que a mulher seja livre e possa dizer não e continuar viva, sem correr riscos. Como ativista idealizei o Movimento para auxiliar outras mulheres em situação de violência e o nome veio por simbolizar a elegância, mas também por representar o poder feminino após a superação, não o poder do salto alto do sapato em si, mas do salto da alma que toda mulher reconstruída tem.

Revista Extraordinária: Em tempos de internet, onde todo mundo tem voz e vez, você defende artistas que têm seus direitos de imagem violados. Como é isso?
Rose Scalco: Eu não consigo me calar diante de injustiças. E, além da defesa de mulheres e crianças, que são primordiais para mim, defendo os artistas que tiveram o uso da imagem e os direitos autorais violados. Acho essencial. Os direitos existem e são da pessoa. Não se trata de alguém dar algo, mas sim de ninguém retirar o que já pertence à pessoa. 
E, da mesma forma que a internet é um palco diferenciado e instrumento para autoprodução de artistas e com alcance maravilhoso para demonstração de seus talentos e trabalhos, há de se respeitar os limites dos direitos de cada um e, mais uma vez, consigo unir as profissões de forma a trazer um diferencial em minhas atuações e tenho muito orgulho disso.

Revista Extraordinária: Deixa uma mensagem para nossos leitores.
Rose Scalco: A vida é movimento. Eu me vejo em vários papéis sociais e isso me faz bem. Acredito que podemos ser o que mentalizamos e podemos fazer várias coisas e bem, desde que com foco e dedicação. Somos multifacetados e isso é incrível. 
Quando fui convidada para ser a primeira capa da REVISTA EXTRAORDINÁRIA fiquei honrada e imensamente feliz, pois ela terá a compilação de tudo que utilizo em defesa da Mulher sob todos os seus aspectos, inclusive, prego que após a superação a MULHER que já era incrível passa a ser EXTRAORDINÁRIA. Um presente para mim! 
A mensagem é sempre em prol do AMOR PRÓPRIO QUE É ETERNO: 
ACREDITE EM VOCÊ! SIGA SEU CORAÇÃO! FOQUE EM METAS! RESPEITE A SUA SAÚDE FÍSICA E MENTAL E FUJA DE PESSOAS TÓXICAS, POIS ESTAS TE ROUBAM DOIS TESOUROS PRECIOSOS: SEU TEMPO E SUA ALMA! 
INCOMODE E FAÇA E NÃO PERMITA QUE NINGUÉM ATRAPALHE SUA TRAJETÓRIA!

Por: Flávia Garcia

André Lap - 2024

  |    |  
Flag Counter